Projetos


   Itinerários da Memória: Comunidades negras rurais do Paraguaçu - Este projeto de pesquisa coletivo objetivou discutir aspectos que marcaram as experiências dos libertos e seus descendentes do vale do Paraguaçu entre 1880 e as primeiras décadas do pós-abolição.

   Cativos às Portas do Sertão: Fontes para a história da escravidão e das populações negras em Feira de Santana e região -1830 a 1885. Identificou, catalogou e digitalizou a documentação relativa à escravidão de parte do conjunto cartorial do Tabelionato de Notas da Comarca de Feira de Santana (foram digitalizados 1187 documentos, totalizando 1850 imagens). Disponível na página online: www.cativosdosertao.uefs.br.

   Povos indígenas do Brasil: Os olhares de Freyre e Caio Prado Júnior - O projeto visou investigar as imagens que foram e são construídas acerca dos povos indígenas buscando perceber até que ponto as mesmas, apesar de pertencerem a contextos diversos da história do Brasil, influenciam ainda hoje as maneiras de ver, de pensar e de tratar esses povos.

   Instalação da Biblioteca de Estudos Étnicos e Africanos e do Museu Digital da Memória Afro-brasileira: O projeto objetivou a formação de uma biblioteca de referência nacional de estudos étnicos e africanos. Atualmente esse acervo encontra-se disponível ao acesso na Biblioteca Central Julieta Carteado.